CAMPO DE SÃO FRANCISCO * PONTA DELGADA - SÃO MIGUEL - AÇORES *

21
Mar 13

 

 

PÁGINA LITÚRGICA

ANO LITÚRGICO C

ANO III - Semana de 19 a 25/01/2013

DOMINGO II DO TEMPO COMUM

 

LEITURA I - Is. 62, 1-5

Leitura do Livro de Isaías

Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não terei repouso, enquanto a sua justiça não despontar como a aurora e a sua salvação não resplandecer como facho ardente. Os povos hão-de ver a tua justiça e todos os reis a tua glória. Receberás um nome novo, que a boca do Senhor designará. Serás coroa esplendorosa nas mãos do Senhor, diadema real nas mãos do teu Deus. Não mais te chamarão «Abandonada», nem à tua terra «Deserta», mas hão-de chamar-te «Predileta» e à tua terra «Desposada», porque serás a predileta do Senhor e a tua terra terá um esposo. Tal como o jovem desposa uma virgem, o teu Construtor te desposará; e como a esposa é a alegria do marido, tu serás a alegria do teu Deus.

Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 95 (96), 1-3.7-8a.9-10a.c (R. 3)

Refrão: Anunciai em todos os povos as maravilhas do Senhor. Repete-se

 

LEITURA II - 1 Cor 12, 4-11

Leitura da primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios

Irmãos: Há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum. A um o Espírito dá a mensagem da sabedoria, a outro a mensagem da ciência, segundo o mesmo Espírito. É um só e o mesmo Espírito que dá a um o dom da fé, a outro o poder de curar; a um dá o poder de fazer milagres, a outro o de falar em nome de Deus; a um dá o discernimento dos espíritos, a outro o de falar diversas línguas, a outro o dom de as interpretar. Mas é um só e o mesmo Espírito que faz tudo isto, distribuindo os dons a cada um conforme Lhe agrada.

Palavra do Senhor.

 

 

EVANGELHO - Jo 2, 1-11

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seus discípulos foram também convidados para o casamento. A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-Lhe: «Não têm vinho». Jesus respondeu-Lhe: «Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora». Sua Mãe disse aos serventes: «Fazei tudo o que Ele vos disser». Havia ali seis talhas de pedra, destinadas à purificação dos judeus, levando cada uma de duas a três medidas. Disse-lhes Jesus: «Enchei essas talhas de água». Eles encheram-nas até acima. Depois disse-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de mesa». E eles levaram. Quando o chefe de mesa provou a água transformada em vinho, – ele não sabia de onde viera, pois só os serventes, que tinham tirado a água, sabiam – chamou o noivo e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho bom e, depois de os convidados terem bebido bem, serve o inferior. Mas tu guardaste o vinho bom até agora». Foi assim que, em Caná da Galileia, Jesus deu início aos seus milagres. Manifestou a sua glória e os discípulos acreditaram n’Ele.

Palavra da salvação.

 

NOTA EXPLICATIVA

DOMINGO II DO TEMPO COMUM 

 

EVANGELHO

O primeiro milagre de Jesus

O milagre que Jesus fez nas Bodas de Caná pertence ainda ao ciclo da Epifania. De facto, por meio dele o Senhor Se manifestou. A transformação da água em vinho e o facto de tal ter acontecido num banquete de núpcias e ainda o chamar-lhe o Evangelho um “sinal” leva-nos a perscrutar o mistério desta epifania ou manifestação do Senhor. Aquela não era ainda a hora de Jesus, que havia de chegar na hora da Cruz; mas aquele “sinal” apontava já para lá, para a hora das núpcias do Cordeiro, a hora do sacrifício que sela a Aliança, nova e definitiva, entre Deus e os homens, pelo Sangue de Jesus.

 

INFORMAÇÕES

 

► No próximo dia 25 do corrente (sexta-feira), realiza-se na nossa Igreja pelas 20:30 horas, o lançamento do Catálogo do PATRIMÓNIO INTEGRADO DA IGREJA PAROQUIAL DE SÃO JOSÉ, cuja apresentação será a cargo da Professora Doutora Susana Goulart. Será seguido de um concerto pelo coro de câmara do Coral de S. José e pequenos cantores. De assinalar que este evento será o primeiro do género a realizar nos Açores. Desde já convidam-se todos os nossos paroquianos e não só, a estarem presentes no evento.

► Mais uma vez recordamos que vão ser enviados nos dias 26 e 27 do corrente os envelopes para o Culto.

► O centro de convívio de idosos recebeu nos últimos quinze dias a inscrição de 3 novas pessoas voluntárias. As atividades deste mês, respetivamente em cada dia útil da semana são: ginástica; introdução à informática; composição de livro de receitas; oração e leitura; histórias da História de Portugal. Para mais informações contacte: 296629295.

- No passado dia 18, sexta-feira, 20 famílias beneficiárias do Plano S. Lucas participaram num Workshop de economia doméstica e finanças do lar. Esta formação foi ministrada gratuitamente pela empresa de formação Centúria e ocorreu na Junta de Freguesia de S. José.

- No passado dia 14 de janeiro reuniu-se a equipa de voluntários de apoio à população idosa no âmbito do Plano S. Lucas. A próxima reunião deste grupo foi remarcada para o dia 20 de fevereiro. A reunião da equipa de voluntários de apoio às famílias ocorrerá amanhã, pelas 18h00 na sede do Centro Paroquial de S. José.

► No próximo dia 24 (quinta-feira), entre as 16h00 e as 18h00, será dinamizado no salão de S. José, um encontro entre voluntários e famílias beneficiárias do Projeto S. Lucas. Esta iniciativa contará com a presença de um convidado muito especial, Frei Fernando Ventura: Teólogo, Biblista, docente universitário, escritor e comentador na SIC Notícias, personalidade reconhecida em 2010 como a "figura do ano" pela TSF. No âmbito da celebração do ano da Fé, pretende-se que este seja um momento de reflexão, convívio e partilha onde se pretende fortalecer os laços entre paroquianos, entidades e comunidade em geral. Serão partilhadas impressões e experiências à luz do tema "A expressão da Fé: o caminho para uma comunidade solidária". A entrada é livre a qualquer pessoa interessada em participar.

► No dia 30 de janeiro (quarta-feira) e com início pelas 20:30 horas, realiza-se na Igreja do Colégio, uma palestra sobre a Liturgia, na qual será orador o Bispo D. José Cordeiro.

► Do Apostolado da Oração, recebemos um donativo no valor de 100 €, destinado a custear as obras levadas a efeito na nossa igreja. Desde já fica o nosso agradecimento.

► Dos oratórios de Nossa Senhora de Fátima distribuídos, um na rua José Bensaúde e outro no Lar Luís Soares de Sousa, foi recolhida dos dois a importância de 56 €, que se destina a ajudar nas despesas da nossa igreja.

publicado por Ruben Amorim em:- igrejasaojose às 18:20

pesquisar
 
PÁROCOS DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DE PONTA DELGADA
  • 1.º - Bacharel Ascénio Gonçalves -
  • 2.º - Padre Francisco Fernandes – 1581 a
  • 3.º - Padre José da Costa Marrecos – 1635 a 1669 (34 anos)
  • 4.º - Padre Francisco da Cunha Prestes – 1670 a 1687 (17 anos)
  • 5.º - Padre Cristóvão Soares de Melo – 1692 a 1725 (33 anos)
  • 6.º - Padre Pedro Ferreira de Medeiros – 1726 a 1760 (34 anos)
  • 7.º - Padre João Francisco Tavares – 1764 a 1768 (4 anos)
  • 8.º - Padre Joaquim de França – 1790 a 1798 (8 anos)
  • 9.º - Padre Manuel José do Rego – 1800 a 1809 (9 anos)
  • 10.º - Padre Jacinto Tavares do Rego Oliveira – 1814 a 1831 (17 anos)
  • 11.º - Cónego José de Medeiros e Sousa – 1833 a 1868 (25 anos)
  • 12.º - Padre António Luciano Horta – 1868 a 1891 (23 anos)
  • 13.º - Padre Manuel Augusto Pereira – 27/9/1893 a 1932 (39 anos)
  • 14.º - Padre Adelino Francisco de Oliveira – 1932 a 1939 (7 anos)
  • 15.º - Padre Jacinto Monteiro (vacatura) – 1939
  • 16.º - Monsenhor António de Almeida Maia – 22/10/1939 a 1992 (53 anos)
  • 17.º - Padre Laudalino de Sousa Duarte Frazão – 1992 a 8/8/2000 (8 anos)
  • 18.º - Monsenhor e Cónego José Garcia – 8/8/2000 a 17/10/2010 (10 anos)
  • 19.º - Padre Dr. Duarte Manuel Espírito Santo Melo – 17/10/2010
  • COMPILAÇÃO
    Rúben Borges de Medeiros Amorim - Contacto:- ruben.amorim@sapo.pt
    pesquisar