CAMPO DE SÃO FRANCISCO * PONTA DELGADA - SÃO MIGUEL - AÇORES *

24
Nov 11

 

 

PÁGINA LITÚRGICA

ANO LITÚRGICA B

ANO II - Semana de 26/11/2011 a 2/12/2011

DOMINGO I DO ADVENTO

 

LEITURA I - Is 63, 16b-17.19b; 64, 2b-7

Leitura do Livro de Isaías
Vós, Senhor, sois nosso Pai e nosso Redentor, desde sempre, é o vosso nome. Porque nos deixais, Senhor, desviar dos vossos caminhos e endurecer o nosso coração, para que não Vos tema? Voltai, por amor dos vossos servos e das tribos da vossa herança. Oh se rasgásseis os céus e descêsseis! Ante a vossa face estremeceriam os montes! Mas vós descestes e perante a vossa face estremeceram os montes. Nunca os ouvidos escutaram, nem os olhos viram que um Deus, além de Vós, fizesse tanto em favor dos que n’Ele esperam. Vós saís ao encontro dos que praticam a justiça e recordam os vossos caminhos. Estais indignado contra nós, porque pecámos e há muito que somos rebeldes, mas seremos salvos. Éramos todos como um ser impuro, as nossas ações justas eram todas como veste imunda. Todos nós caímos como folhas secas, as nossas faltas nos levavam como o vento. Ninguém invocava o vosso nome, ninguém se levantava para se apoiar em Vós, porque nos tínheis escondido o vosso rosto e nos deixáveis à mercê das nossas faltas. Vós, porém, Senhor, sois nosso Pai e nós o barro de que sois o Oleiro; somos todos, obra das vossas mãos.

Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 79 (80), 2ac e 3b. 15-16.18-19 (R. 4)

Refrão: Senhor nosso Deus, fazei-nos voltar, mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos. Repete-se

 

LEITURA II - 1 Cor 1, 3-9

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios

Irmãos: A graça e a paz vos sejam dadas da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou graças a Deus, em todo o tempo, a vosso respeito, pela graça divina que vos foi dada em Cristo Jesus. Porque fostes enriquecidos em tudo: em toda a palavra e em todo o conhecimento; e deste modo, tornou-se firme em vós o testemunho de Cristo. De facto, já não vos falta nenhum dom da graça, a vós que esperais a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele vos tornará firmes até ao fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Palavra do Senhor.

 

 

EVANGELHO - Mc 13, 33-37

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento. Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!».

Palavra da salvação.

 

NOTA EXPLICATIVA

DOMINGO I DO ADVENTO

 

LEITURA I

«Oh se rasgásseis os céus e descêsseis»

O Advento começa com um profundo suspiro de fé e de esperança dirigido ao Senhor, “nosso Pai”, “nosso Redentor”, semelhante aos que subiam da boca e do coração dos nossos antepassados na fé, os santos do Antigo Testamento, que viveram antes da vinda do Filho de Deus. Não vamos agora imaginar-nos nos tempos antes de Cristo; mas vamos criar em nós desejos profundos de que Ele, que já veio ao mundo e está no meio de nós, seja por nós reconhecido e acolhido como nosso Salvador, Ele que, de novo, há de vir e por quem suspiramos.

LEITURA II

Esperamos a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo

O Advento começa por ser o tempo litúrgico especialmente voltado para a última vinda do Senhor. É o tempo da expectativa, vivido na esperança, aguardando a aparição gloriosa do Senhor, que virá coroar o tempo da Igreja com a glória da sua ressurreição. É, portanto, para esta Igreja tempo de vigilância, para que o Dia do Senhor a encontre irrepreensível.

EVANGELHO

«Vigiai, porque não sabeis quando virá o dono da casa»

A vigilância, já apontada na leitura anterior, é agora inculcada, com todo o rigor, pelo próprio Senhor Jesus. Esta vida é como longa vigília, com os seus tempos sucessivos (as quatro vigílias da noite referidas no texto) aguardando o sol nascente – Cristo – que vem do alto, como todas as manhãs recordamos na Hora de Laudes. A solenidade do Natal, a que o Advento nos conduzirá, vem, em cada ano, antecipar simbolicamente aquela vinda gloriosa do Senhor no último dia, o dia que nos introduz na “vida do mundo que há de vir”.

 

I N F O R M A Ç Õ E S

 

Recorda-se que na próxima quarta-feira dia 30 do corrente, realiza-se o sorteio dos bilhetes que foram vendidos a favor da compra das telhas para a cobertura da nossa igreja.

 

No dia 3 de Dezembro pelas 15 horas será realizada uma Prova de Chás no Salão de São José, aberta a toda a comunidade e com o propósito da angariação de fundos destinados a fazerem face às despesas (e que rondam os 100.000 €) que estão a ser efetuadas com a conservação da nossa igreja paroquial. Este evento será uma boa ocasião para confraternização e convívio entre os paroquianos de São José. Para tal, convide amigos e família e venham passar uma tarde diferente. No decorrer do chá, e por volta das 17 horas, irão ser entregues os prémios aos vencedores contemplados no sorteio realizado no passado dia 30 de Novembro. Aproveitamos para chamar a atenção de qualquer pessoa que esteja interessada em associar-se a esta realização, que o pode fazer com a entrega de sumos, águas e guardanapos, entregando-os para isso até às 13 horas do próprio dia no Salão Paroquial.

 

Por sugestão do Pároco, um grupo de paroquianos está a diligenciar a reconstituição da Confraria do Santíssimo Sacramento. As pessoas interessadas e disponíveis para colaborar neste projeto podem dirigir-se ao Secretariado Paroquial. Existem já Estatutos Provisórios e pensa-se convocar uma primeira reunião ainda antes do Natal.

 

Chamamos a atenção de todas as pessoas que teem o propósito de contribuir com o auxílio aos mais necessitados, (e que são cada dia mais e mais) que neste sábado e domingo, começa a 1.ª recolha dos alimentos Massas, Arroz e Cereais integrada na “Campanha de Recolha de Alimentos”.

 

Dos oratórios de Nossa Senhora de Fátima, das ruas João Francisco Cabral, Vila Nova e Lisboa, recebemos a importância de 26 €, valor que irá contribuir para ajudar as avultadas despesas da nossa igreja.

 

O Coral de São José, no próximo dia 8 de Dezembro (dia de Nossa Senhora da Conceição), vai levar a efeito na nossa igreja paroquial de São José, pelas 21:30 horas, o tradicional Concerto, intitulado “CLÁSSICOS DE NATAL”. Terá a presença da Soprano Ângela Alves e do Tenor Paulo Ferreira, que serão acompanhados pela Orquestra de Câmara de Ponta Delgada sob a Direção Musical do Maestro Luís Filipe Carreiro. A entrada é livre.

publicado por Ruben Amorim em:- igrejasaojose às 19:22

pesquisar
 
PÁROCOS DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DE PONTA DELGADA
  • 1.º - Bacharel Ascénio Gonçalves -
  • 2.º - Padre Francisco Fernandes – 1581 a
  • 3.º - Padre José da Costa Marrecos – 1635 a 1669 (34 anos)
  • 4.º - Padre Francisco da Cunha Prestes – 1670 a 1687 (17 anos)
  • 5.º - Padre Cristóvão Soares de Melo – 1692 a 1725 (33 anos)
  • 6.º - Padre Pedro Ferreira de Medeiros – 1726 a 1760 (34 anos)
  • 7.º - Padre João Francisco Tavares – 1764 a 1768 (4 anos)
  • 8.º - Padre Joaquim de França – 1790 a 1798 (8 anos)
  • 9.º - Padre Manuel José do Rego – 1800 a 1809 (9 anos)
  • 10.º - Padre Jacinto Tavares do Rego Oliveira – 1814 a 1831 (17 anos)
  • 11.º - Cónego José de Medeiros e Sousa – 1833 a 1868 (25 anos)
  • 12.º - Padre António Luciano Horta – 1868 a 1891 (23 anos)
  • 13.º - Padre Manuel Augusto Pereira – 27/9/1893 a 1932 (39 anos)
  • 14.º - Padre Adelino Francisco de Oliveira – 1932 a 1939 (7 anos)
  • 15.º - Padre Jacinto Monteiro (vacatura) – 1939
  • 16.º - Monsenhor António de Almeida Maia – 22/10/1939 a 1992 (53 anos)
  • 17.º - Padre Laudalino de Sousa Duarte Frazão – 1992 a 8/8/2000 (8 anos)
  • 18.º - Monsenhor e Cónego José Garcia – 8/8/2000 a 17/10/2010 (10 anos)
  • 19.º - Padre Dr. Duarte Manuel Espírito Santo Melo – 17/10/2010
  • COMPILAÇÃO
    Rúben Borges de Medeiros Amorim - Contacto:- ruben.amorim@sapo.pt
    pesquisar