CAMPO DE SÃO FRANCISCO * PONTA DELGADA - SÃO MIGUEL - AÇORES *

17
Jun 11

 

 

PÁGINA LITÚRGICA

Ano A

Semana de 18 a 24/06/2011

 

SANTÍSSIMA TRINDADE

 

LEITURA I - Ex 34, 4b-6.8-9

Leitura do Livro do Êxodo

Naqueles dias, Moisés levantou-se muito cedo e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe ordenara, levando nas mãos as tábuas de pedra. O Senhor desceu na nuvem, ficou junto de Moisés, que invocou o nome do Senhor. O Senhor passou diante de Moisés e proclamou: «O Senhor, o Senhor é um Deus clemente e compassivo, sem pressa para Se indignar e cheio de misericórdia e fidelidade». Moisés caiu de joelhos e prostrou-se em adoração. Depois disse: «Se encontrei, Senhor, aceitação a vossos olhos, digne-Se o Senhor caminhar no meio de nós. É certo que se trata de um povo de dura cerviz, mas Vós perdoareis os nossos pecados e iniquidades e fareis de nós a vossa herança».

Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL - Dan 3, 52.53.54.55.56 (R. 52b)

Refrão: Digno é o Senhor de louvor e de glória para sempre. Repete-se

     Ou: Louvor e glória ao Senhor para sempre. Repete-se

 

LEITURA II - 2 Cor 13, 11-13

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios

Irmãos: Sede alegres, trabalhai pela vossa perfeição, animai-vos uns aos outros, tende os mesmos sentimentos, vivei em paz. E o Deus do amor e da paz estará convosco. Saudai-vos uns aos outros com o ósculo santo. Todos os santos vos saúdam. A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

Palavra do Senhor.

 

 

EVANGELHO - Jo 3, 16-18

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita n'Ele já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus».

Palavra da salvação.

NOTA EXPLICATIVA

 SANTÍSSIMA TRINDADE

LEITURA I

O Senhor, o Senhor é um Deus clemente e compassivo

Deus manifesta-Se a Moisés como um Deus cheio de amor e de ternura para com o Seu povo. Sem deixar de ser justo, antes de tudo e acima de tudo, Ele é o Deus que ama e perdoa.

Compenetrado desta verdade, Moisés não tem receio de interceder pelo Povo, que fora infiel à Aliança, voltando as costas, ao Deus vivo, para se entregar aos ídolos. E Moisés não vê frustrada a sua esperança. Deus continuará no meio do Seu povo, porque Ele é, na verdade, Aquele que salva.

LEITURA II

A graça de Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo

Ao iniciarmos as nossas assembleias litúrgicas com o voto de S. Paulo, no final da carta aos Coríntios nós professamos a nossa fé no mistério de um Deus em três Pessoas distintas. Nós reconhecemos que a presença da Trindade é o que constitui a comunidade cristã. Na verdade, é pelo dom gratuito de Jesus Cristo, pelo amor universal do Pai e pela força unitiva do Espírito de caridade que somos congregados em assembleia, para celebrarmos a glória de Deus.

Reunida pela acção da Santíssima Trindade, a comunidade cristã deve empenhar-se em se assemelhar à comunidade trinitária vivendo na busca da perfeição, na alegria e no amor mútuo que se exprime pelo ósculo da paz.

EVANGELHO

Deus enviou o seu Filho ao mundo,  para que o mundo seja salvo por Ele

O mistério da Santíssima Trindade é um mistério de amor: amor de um Deus que se revela aos homens e, num gesto de infinita bondade, lhes dá o Seu Filho, o Qual, encarnando e entregando-Se, totalmente, aos homens até à morte de Cruz (Filip. 2, 8), veio não para julgá-los, mas para salvá-los.

Perante este amor de Deus, o homem só pode ter uma atitude: aceitar Jesus Cristo como seu Salvador deixar-se penetrar pelo Seu amor e iluminar pela Sua verdade, que é o Seu Evangelho de amor. Recusar Jesus Cristo é recusar a salvação. Deus não condena ninguém. Cada um de nós, com a sua aceitação ou recusa de Cristo, é que decide acerca do seu juízo final.

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA E OUTRAS

AGENDA

Dia 23 – Quinta-feira, (dia Santificado e de Guarda) celebra-se a Festa do CORPO DE DEUS, realizando-se na Eucaristia das 11 horas a 1.ª Comunhão das criancinhas da Catequese, e que terá o seguinte calendário:

- Os ensaios terão lugar no dia 18, pelas 16:30 horas e nos dias 21 e 22, pelas 19:15 horas, realizando-se todos eles na nossa Igreja de São José.

- No dia 20 e pelas 19:15 horas, realizam-se as Confissões também na nossa Igreja.

Neste mesmo dia do Corpo de Deus, não haverá a habitual Eucaristia das 18 horas, mas sim, haverá uma Eucaristia pelas 17 horas na Igreja Matriz, a qual será seguida da Procissão do Corpo de Deus, por ser considerada uma Festa da Ouvidoria de Ponta Delgada. Pelo facto, apela-se a todos os nossos paroquianos assim como aos Movimentos da Paróquia, a fazerem-se representar neste importante acto litúrgico.

Dia 25 – Realiza-se pelas 16:30 horas, uma reunião da Comissão para as obras e restauro desta Igreja, na qual terá também a presença do Conselho para os Assuntos Económicos da nossa Paróquia.

Neste mesmo dia e pelas 17 horas, inicia-se no Cento Pastoral PIO XII, uma reunião com os Delegados da Catequese das Ouvidorias da Ilha de São Miguel.

Dia 1 de Julho – (Sexta-feira) pelas 19 horas, realiza-se uma reunião do Centro Paroquial.

Dia 3 de Julho – A nossa Paróquia celebra a secular FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, festa esta que terá a seguinte programação:

- Pelas 11 horas celebração da Eucaristia Dominical com a Profissão de Fé

- Às 17 horas, Missa Solenizada do Sagrado Coração de Jesus, seguida de Procissão na qual será integrado o Santíssimo Sacramento, e terá o seguinte trajecto: Campo de São Francisco, Rua Luís Soares de Sousa, Rua da Cruz, Rua Diário dos Açores, Rua Tavares de Resendes, Rua Direita de Santa Catarina, Rua da Vila Nova, Rua de Lisboa, Rua José Bensaúde, Rua Teófilo Braga regressando à nossa Igreja de São José.

Notas: Durante o fim-de-semana, serão distribuídos a todos os paroquianos, envelopes solicitando uma contribuição para fazer face aos custos inerentes com esta realização e que são elevados como todos o sabem. A recolha será efectuada no fim-de-semana seguinte.

Relacionado com a celebração da Profissão de Fé, haverá um Retiro no dia 25 do corrente das 10 às 17 horas no Colégio de São Francisco Xavier. Nos dias 29 e 30 do corrente e 1 de Julho haverá os ensaios pelas 19:15 horas. No dia 2 de Julho, pelas 10:30 horas haverá nesta Igreja a celebração da Confissão.

INFORMAÇÃO

Da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, recebemos a importância de 500 € para ajuda da nossa Igreja que muito agradecemos. Também de um anónimo recebemos outros 500 € destinados às obras da Igreja. Muito obrigado.

publicado por Ruben Amorim em:- igrejasaojose às 20:50

pesquisar
 
PÁROCOS DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DE PONTA DELGADA
  • 1.º - Bacharel Ascénio Gonçalves -
  • 2.º - Padre Francisco Fernandes – 1581 a
  • 3.º - Padre José da Costa Marrecos – 1635 a 1669 (34 anos)
  • 4.º - Padre Francisco da Cunha Prestes – 1670 a 1687 (17 anos)
  • 5.º - Padre Cristóvão Soares de Melo – 1692 a 1725 (33 anos)
  • 6.º - Padre Pedro Ferreira de Medeiros – 1726 a 1760 (34 anos)
  • 7.º - Padre João Francisco Tavares – 1764 a 1768 (4 anos)
  • 8.º - Padre Joaquim de França – 1790 a 1798 (8 anos)
  • 9.º - Padre Manuel José do Rego – 1800 a 1809 (9 anos)
  • 10.º - Padre Jacinto Tavares do Rego Oliveira – 1814 a 1831 (17 anos)
  • 11.º - Cónego José de Medeiros e Sousa – 1833 a 1868 (25 anos)
  • 12.º - Padre António Luciano Horta – 1868 a 1891 (23 anos)
  • 13.º - Padre Manuel Augusto Pereira – 27/9/1893 a 1932 (39 anos)
  • 14.º - Padre Adelino Francisco de Oliveira – 1932 a 1939 (7 anos)
  • 15.º - Padre Jacinto Monteiro (vacatura) – 1939
  • 16.º - Monsenhor António de Almeida Maia – 22/10/1939 a 1992 (53 anos)
  • 17.º - Padre Laudalino de Sousa Duarte Frazão – 1992 a 8/8/2000 (8 anos)
  • 18.º - Monsenhor e Cónego José Garcia – 8/8/2000 a 17/10/2010 (10 anos)
  • 19.º - Padre Dr. Duarte Manuel Espírito Santo Melo – 17/10/2010
  • COMPILAÇÃO
    Rúben Borges de Medeiros Amorim - Contacto:- ruben.amorim@sapo.pt
    pesquisar